Sistemas de Certificação

Os principais sistemas de certificação, a nível mundial, são o Forest Stewardship Council® (FSC®) e o Programme for the Endorsement of Forest Certification© (PEFC©):


Os dois sistemas FSC® e PEFC© apresentam dois tipos diferentes de certificação:

Certificação da Gestão Florestal, que demonstra que a floresta é administrada ou gerida de forma responsável e sustentável, em conformidade com os Princípios e Critérios do FSC® ou Critérios e Indicadores do PEFC©.


Certificação de Cadeia de Custódia/Responsabilidade, que verifica a rastreabilidade de materiais e produtos certificados, de base florestal, ao longo da cadeia produtiva, desde a floresta, ou no caso dos materiais reciclados, desde o local de recolha, até ao consumidor final, e aplica-se a fabricantes, transformadores e comerciantes de produtos florestais certificados.


Através da rotulagem dos produtos certificados, associada às marcas dos sistemas de Certificação FSC® ou PEFC©, clientes e consumidores são capazes de identificar os produtos provenientes de florestas geridas de forma responsável/sustentável e contribuir, através da capacidade impulsionadora do mercado, para estimular o potencial de melhoria contínua da gestão dos recursos florestais.


FSC®

O FSC® (Forest Stewardship Council®) foi fundado no Canadá em 1993/94, com a missão de promover uma gestão das florestas mundiais que fosse ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável, através da definição e implementação de Princípios e Critérios de Gestão Florestal reconhecidos e respeitados mundialmente.


FSC® Portugal

Em finais de 2007, os principais agentes do Sector Florestal Português juntaram esforços e constituíram a Associação para uma Gestão Florestal Responsável (AGFR), uma associação sem fins lucrativos, que tem como função a regulação do esquema de certificação florestal FSC® em Portugal. A acreditação como Escritório Nacional FSC® foi atribuída a 1 de julho de 2010 pelo FSC® Internacional.


PEFC©

O PEFC© (Program for the Endorsement of Forest Certification©) foi fundado na Europa em 1998/99 e teve por base -os Critérios Pan-Europeus para uma Gestão Florestal Sustentável. É uma Organização de âmbito mundial, não-governamental e sem fins lucrativos, que reconhece esquemas de certificação florestal nacionais através de um quadro de referência comum que permite o mútuo reconhecimento, promovendo uma gestão florestal sustentável, economicamente viável, com benefícios ambientais e sociais, no presente e para as gerações futuras


PEFC© Portugal

Em Portugal o PEFC© é representado pelo Conselho da Fileira Florestal Portuguesa, entidade responsável pela instituição, gestão e manutenção do Sistema Português de Certificação Florestal (PEFC© Portugal) assegurando a sua promoção e supervisão. O Conselho da Fileira Florestal Portuguesa foi constituído em fevereiro de 2001 e o Sistema PEFC© Portugal encontra-se internacionalmente reconhecido desde dezembro de 2004.