Tipologia de Certificados da Gestão Florestal

Existem dentro dos sistemas FSC® e PEFC© três tipologias diferentes de Certificação da Gestão Florestal:


Individual (opção para o FSC® e PEFC©) - Ocorre quando um detentor florestal procura obter a certificação individual da área florestal que possui ou gere. Esta opção está disponível para qualquer tipo ou dimensão de floresta. No entanto, a certificação florestal individual é mais adequada para unidades de gestão de grandes dimensões - por exemplo, uma entidade privada única que congregue um número significativo de áreas florestais ou uma única grande exploração.


Grupo (opção para o FSC® e PEFC©) – Reúne, no mesmo certificado, vários proprietários florestais ou gestores florestais. Todas as unidades de gestão florestal aderentes ao grupo devem cumprir as normas e regras estabelecidas.


Regional (opção apenas para o PEFC©) - A certificação florestal regional consiste num processo onde os proprietários/gestores florestais podem aderir, por região geográfica, através da subscrição de um código de boas práticas florestais comum e de modelos de silvicultura pré-definidos e alinhados com os instrumentos de política florestal nacional em vigor para aquela região. A gestão do sistema de certificação florestal é feito por uma única entidade administrativa, que congrega as estruturas locais de promoção e apoio à gestão florestal.