A AIFF é a entidade dinamizadora do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Base Florestal criada em 2009 e que representa pela primeira vez na história desta indústria, os três principais sub-setores industriais tradicionais, designadamente a Indústria da Cortiça, a Indústria da Madeira e a Indústria da Pasta e Papel.

A AIFF tem um âmbito de actuação nacional e uma estrutura associada extremamente diversificada. Fazem parte da estrutura associada da AIFF empresas, organizações associativas empresariais, organizações associativas de produtores, entidades do sistema científico e tecnológico e entidades do sistema de educação e formação.

Com este projecto a AIFF pretende criar condições técnicas e operacionais para que diversas organizações de produtores florestais (entidades a envolver neste projecto) possam implementar novos Sistemas de Gestão Florestal Sustentável ou aumentar o número de proprietários/gestores aderentes a Sistemas já existentes. Este projecto irá assim contribuir para o aumento da competitividade do sector e promover a melhoria da gestão florestal que é actualmente praticada em Portugal, através da promoção de práticas adequadas, e para a resolução das grandes dificuldades e ameaças actuais, como os incêndios, as pragas e doenças, a baixa rendibilidade de algumas produções ou a perda de biodiversidade.

A operacionalização extensiva de sistemas de gestão florestal sustentável (GFS), de acordo com normativos aceites constitui, assim, um passo essencial para o desenvolvimento das fileiras florestais.

A AIFF - Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, em conjunto com a APCORAssociação Portuguesa de Cortiça, a CELPA - Associação da Indústria Papeleira e o Centro PINUS - Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, co-promotores desta iniciativa, pretendem contribuir para ultrapassar a dificuldade associada à compilação de um vasto conjunto de informação pública que, actualmente, se encontra dispersa por várias entidades e que faz parte do cumprimento dos requisitos normativos do FSC® (Forest Stewardship Council®) e PEFC© (Program for the Endorsement of Forest Certification©), disponibilizando a informação pública necessária para a implementação de sistemas de certificação florestal, bem como outra informação considerada relevante.

Esta plataforma aloja e disponibiliza, gratuitamente, informação pública relevante a todas as entidades que pretendam certificar a gestão da sua floresta. Baseada num software livre, a plataforma disponibiliza fundamentalmente recursos Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS) para Portugal Continental, que podem ser adicionados a qualquer aplicação compatível com estes standards, quer gratuita (ie. Quantum GIS, gvSIG), quer comercialmente (ie. ArcGIS, AutoCAD Map).

Tendo em conta a necessidade de utilizar a referida informação em diferentes lugares de Portugal Continental, a comunicação com os utilizadores realizar-se-á, exclusivamente através da Web, utilizando “navegadores”/browsers mais comuns no mercado (Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox y Safari).